Notícias

Técnicos vistoriaram barragem de Serro Azul em Palmares

Postado em 09 de Fevereiro de 2019

Após a tragédia com a Barragem de Brumadinho em Minas Gerais, foi iniciada uma força-tarefa de vistoria de barragens em Pernambuco.  A primeira da lista a ser vistoriada de foi a Barragem de Serro Azul, em Palmares na Mata Sul. 

De acordo com o Jornal Folha de Pernambuco equipes técnicas estiveram no local na última segunda-feira(4) para verificar as condições estruturais. 

Nos últimos dias, uma série de informações sobre perigos vídeos em grupos de WhatsApp  sobre a Barragem de Serro Azul ganhou as redes sociais, mas foi rebatida pela Seinfra informou a reportagem. 

Neste cenário de atenção às barragens, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra), Fernandha Batista, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares, viajam na próxima segunda-feira para Fortaleza, no Ceará. Na agenda, reuniões com membros o Dnocs, órgão federal responsável por administrar diversos reservatórios em Pernambuco. 

 

“No Dnocs, vamos falar da situação das obras em Jucazinho. Fizeram a primeira etapa de reparo estrutural. A segunda etapa tem previsão de concluir em julho. Então, a gente vai lá para pedir a antecipação da conclusão”, disse Fernandha Batista. O encontro acontecerá menos de uma semana depois do anúncio do Planerb. Ainda não há informações sobre o início das obras nas barragens pernambucanas no plano da União. 

Mais de 440 barragens listadas pelo órgão devem passar pelo pente-fino. Pernambuco tem 26 barramentos de água na lista de intervenções do Ministério de Desenvolvimento Regional e demandará R$ 68,26 milhões para os reparos em todos.

O grupo de trabalho estadual pretende concluir as vistorias em até seis meses. A ideia era iniciar pelas barragens onde há o maior índice pluviométrico, RMR e Mata Sul. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) também atualizou estudo próprio de risco de barragens em Pernambuco. O levantamento indica que 63 barragens apresentam alta ameaça de rompimento e danos associados.Entre elas estão estruturas estaduais, federais e municipais.


Imagem relacionada

 

Fonte: PE10

ENDEREÇO
RUA JOSÉ LOURENÇO RODRIGUES
Nº 24”A” 1º ANDAR - CATENDE - PE
CEP 55.400-000
FAROLFM 90,7 © Copyright 2018
© 2019 Farol FM 90.7. Todos os direitos reservados